O que é ?

A hérnia de disco lombar acontece quando os discos entre as vértebras da coluna, que funcionam como amortecedores, são pressionados e mudam de forma ou se rompem, o que pode pressionar as raízes dos nervos próximos ao disco vertebral, causando sintomas como dor nas costas e sensação de dormência.

Quais são as causas ?
A causa mais comum da hérnia discal lombar está relacionada com o envelhecimento natural do corpo, em que ocorre um desgaste gradual dos discos da coluna lombar, pois conforme a pessoa envelhece, os discos tornam-se menos flexíveis, podendo rasgar ou romper mais facilmente.

Além disso, pessoas que têm a musculatura abdominal ou das costas muito fraca, ou que têm excesso de peso ou obesidade, podem desenvolver esse problema por sobrecarregar as costas.

Como fazer o diagnóstico ?
Na maioria dos casos, o diagnóstico da hérnia de disco lombar pode ser feito com base nos sintomas apresentados e nos exames clínicos em que o ortopedista ou médico especialista em coluna, testam os reflexos neurológicos, a força dos músculos, a sensibilidade das pernas e dos pés e a habilidade de andar do paciente.

Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem como raio-x da coluna, ressonância magnética ou tomografia computadorizada para verificar o local, tipo de lesão e quais nervos da região lombar estão afetados.