O que é ?

A hérnia discal ou hérnia de disco é um deslocamento de parte do disco intervertebral para fora da sua localização anatômica normal, podendo comprimir as estruturas nervosas, causando dor e alterações neurológicas no paciente.

A hérnia discal cervical ocorre entre a 5ª e 6ª ou entre a 6ª e 7ª vértebras cervicais, comprimindo os nervos que emergem da coluna.

Manifesta-se por uma dor irradiada ao longo do braço, braquialgia ou cervicobraquialgia, acompanhada de alterações neurológicas. A compressão e inflamação do nervo provoca espasmo e dor dos músculos do pescoço, ombro e braço, descrita como ardência ou pontada.

Outros sintomas são : dor de cabeça, adormecimento, formigamento, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular do membro afetado.

Na fase inicial deve ser tentado um tratamento conservador, não cirúrgico, e apenas em casos excepcionais o paciente terá que submeter a uma intervenção cirúrgica.

Técnicas de relaxamento, fortalecimento dos músculos do pescoço e das costas, caminhadas e pilates, são exercícios recomendados, juntamente com a fisioterapia, que podem ajudar a prevenir as dores.

O médico também poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e colares ou cintas de imobilização, dependendo do estado de saúde do paciente.